sábado, 17 de março de 2012

Baixando e Criando Primeiro Projeto no Eclipse

Bom pessoal hoje irei falar sobre outra IDE mais usada no mercado de trabalho atualmente o famoso Eclipse.

O Eclipse é uma IDE desenvolvida em Java, o Eclipse foi desenvolvido inicialmente pela IBM e depois a IBM doou-o como software livre para a comunidade. Ele possui características marcantes como a forte orientação ao desenvolvimento baseado em plug-ins e ao amplo suporte ao desenvolvedor com centenas de plug-ins nas mais diversas linguagens que procuram atender as diferentes necessidades dos programadores hoje em dia. 


- Para começarmos a usar esta IDE é necessário que faça o Download do Eclipse aqui. Baixe o Eclipse IDE for Java EE Developers 32 ou 64bits de acordo com o seu sistema operacional:

- Vá na pasta onde você fez o download, e extraia o arquivo eclipse-jee-indigo-SR2-win32.zip:
- O eclipse é uma IDE que não é necessário fazer instalação, este é um dos grandes pontos positivos dele pois você pode carrega-lo em um pendrive e com suas dependências rodar em qualquer maquina, portanto como não é necessário a instalação, abra a pasta que foi extraída do arquivo .zip e execute o Aplicativo eclipse.exe:

- Aguarde Carregar o eclipse esse processo pode demorar um pouco:

- Após carregar o eclipse irá te perguntar onde gostaria que fosse seu Workspace, ele quer saber aonde você irá guardar seus projetos.Tudo que você criar dentro do eclipse irá para o Workspace que você selecionou no começo. Caso você prefira salvar tudo em um lugar só sempre que for usa-lo selecione a caixinha logo abaixo que é para usar sempre o mesmo local para salvar os arquivos do eclipse. 
Caso você não selecione toda vez que você inicar o eclipse ele irá te fazer esta mesma pergunta. Eu recomendo que use sempre o mesmo local até por questão de organização pois seus projetos vão ficar sempre em um local que você selecionou separado apenas para o eclipse:


- E após ter feito isso irá abrir a interface gráfica do eclipse, e é em cima dela que iremos trabalhar nossos futuros projetos:

- Agora vamos iniciar uma classe para teste do primeiro projeto usando a IDE eclipse, para isso tem diversas maneiras de inicar um projeto, teclas de atalho, no menu superior, no menu de projetos e outros. O eclipse possui diversas teclas de atalho e geralmente é muito pratico para usa-las, para começar um novo projeto pressione a tecla Ctrl + N esse é o atalho para um novo projeto no eclipse:

- Nesta tela é listado todo tipo de projeto que você pode iniciar no eclipse. Nesta tela selecione Java Project  e clique em  Next. Agora vamos dar o nome do nosso projeto que consequentemente também será o nome da pasta no seu workspace. Para começar eu criei com o nome de PrimeiroPrograma e cliquei em Finish:

- O eclipse irá te fazer uma pergunta quando você clicar em Finish é sobre a perspectiva Java onde possui funcionalidades e atalhos focados para a programação em Java. Aceite ele e pronto o eclipse montou a estrutura inicial do nosso projeto. Onde ele já colocou duas pastas uma com as Bibliotecas do projeto que são arquivos .jar e a pasta src que é onde ficará nossas classes:
- Agora vamos criar nossa primeira Classe em java. Clique com o botão direito do mouse e vá em new --> Class . Também pode ser acessada atraves do atalho Ctrl + N --> Class. Veja como fica:

- Nesta janela que se abriu é onde se define o que a nova classe inicialmente terá, defina o nome da classe. Nesta tela iremos marcar a caixa public static void main(String[] args)  Pois ela será a classe que irá ser executada do projeto. Clique em Finish:

- Podemos observar que o próprio eclipse já gera o código inicial para nossa classe facilitando muito o trabalho. E também que ele criou um (Default Package), esse é o pacote no qual sua classe irá pertencer, e pode ser renomeado por você, quando você for olhar no seu workspace o projeto verá que este pacote é uma estrutura de pastas do seu projeto, que as vezes o projeto pode se estender e ficar um pouco complexo, então  se estiver separado por Packages (Pacotes)  irá facilitar a visualização e entendimento do projeto:

- Agora que vimos basicamente como o eclipse trabalha vamos implementar o código para que ele mostre a mensagem que iremos passar para ele. Vamos fazer com que o java faça uma janela com um texto nela, para isso digite o seguinte código:
import javax.swing.*;
public class Hello {
  public static void main (String arg []){
  JFrame janela = new JFrame("Teste");
  JLabel label = new JLabel("Ola mundo");
  janela.getContentPane().add(label);
  janela.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  janela.pack();
  janela.setVisible(true);
  janela.setLocation(530, 300);
  }
}

- Salve a classe (Ctrl  + S) e vamos executar nosso primeiro programa. Para isso vá na barra esquerda e clique com o botão direito em cima da classe e vá na opção Run As --> Java Application,  você pode perceber que logo do lado o eclipse mostra qual são as teclas de atalho para fazer aquela função:

E Pronto! Está feito o primeiro programa em Java no eclipse, sinta-se livre para explorar este código, mudar as mensagens, o tamanho, onde a tela vai ser a saída dessa tela e etc.  Qualquer duvida comente que resolveremos juntos. No momento não se preocupe com o código iremos resolvendo isso mais para frente. Ai está a Saída do nosso código:

Acesse o nosso site YaW Tecnologia, para mais informações sobre assuntos na área de desenvolvimento e veja os cursos disponíveis.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário