sábado, 24 de março de 2012

Cloud Computing: Publica, Privada e Híbrida

Cloud em suas três formas
A computação nas nuvens é apresentada em três formas: nuvens públicas, nuvens privadas, e nuvens híbridas. Agora vamos entender um pouco de cada uma, vamos ver qual é o melhor tipo pra cada projeto e qual se adequa melhor a sua necessidade. Podemos perceber que essas variações em Cloud Computing auxilia a todos que precisam usar esse serviço, porém, cada um tem seus prós e contras. Vamos entender isso:



Clouds Publicas
Uma nuvem pública é aquela em que os serviços e infra-estrutura são fornecidos através da Internet. Estas nuvens oferecem o melhor nível de eficiência de recursos compartilhados, por enquanto são as nuvens mais comuns, que usuários comuns usão, no entanto, eles também são mais vulneráveis ​​do que as nuvens privadas. Uma nuvem pública é uma boa escolha quando:

  • Sua carga de trabalho padronizado para aplicações é usado por muitas pessoas, tais como e-mail.
  • Você precisa testar e desenvolver o código do aplicativo.
  • Você tem um aplicativo SaaS (Software as a Service) que tem uma estratégia de segurança bem implementada.
  • Você precisa de incrementação do aplicativo dependendo do horário(a capacidade de adicionar mais recursos aos seus servidores Cloud nos horários de pico para não haver problemas de indisponibilidade do serviço por conta do numero de acessos alto).
  • Você está fazendo projetos colaborativos.
  • Você está fazendo um projeto de desenvolvimento de software utilizando Platform as a Service (PaaS) para um tipo de software especifico.
Muitos executivos de TI estão preocupados com a questão de segurança em nuvem pública e a sua confiabilidade. Tire um tempo extra para estudar e garantir que você tenha toda a segurança e governança bem planejada, ou a economia de custo a curto prazo poderia se transformar em um pesadelo a longo prazo.


Cloud Privadas
Uma nuvem privada é aquela em que os serviços e infra-estrutura são mantidos em uma rede privada. Estas nuvens oferecem um nível maior de segurança e controle, mas elas exigem que a sua empresa compre e mantenha todo o software e infra-estrutura, o que reduz as economias de custo que a Cloud pública permitiria. Uma nuvem privada é uma boa escolha quando:

  • Seu negócio é o seus dados e suas aplicações. Portanto, o controle e a segurança são fundamentais.
  • Seu negócio é parte de uma empresa em que deve-se obedecer a rígidos quesitos de segurança e questões de privacidade de dados.
  • Sua empresa é grande o suficiente para executar a próxima geração de Data Center Cloud eficientemente por si própria.
Para complicar as coisas, as linhas entre nuvens públicas e privadas estão se unindo. Por exemplo, algumas empresas de Cloud públicas já estão oferecendo versões particulares de suas nuvens públicas, e algumas empresas que só ofereciam tecnologias de Cloud privadas estão oferecendo versões públicas desses mesmos recursos.


Cloud Híbrida
Uma nuvem híbrida inclui uma variedade de opções públicas e privadas com múltiplos provedores. Ao espalhar as coisas através de uma nuvem híbrida, você mantém cada aspecto de seu negócio em um ambiente Cloud o mais eficiente possível. A desvantagem é que você tem que manter o controle de múltiplas plataformas de segurança diferentes e garantir que todos os aspectos do seu negócio podem se comunicar uns com os outros. Aqui estão algumas das situações em que um ambiente híbrido é uma boa escolha:

  • Sua empresa quer usar um aplicativo do tipo SaaS, mas está preocupado com a segurança, seu fornecedor desse aplicativo SaaS pode criar uma nuvem privada apenas para a sua empresa dentro de seu firewall. Então eles fornecem uma rede privada virtual (VPN) para segurança adicional.
  • Sua empresa oferece serviços que são adaptados para diferentes mercados verticais. Você pode usar uma nuvem pública para interagir com os clientes, mas manter seus dados protegidos dentro de uma nuvem privada.
Os requisitos de gestão da computação em nuvem podem se tornar muito mais complexos quando você precisa gerenciar Data Centers privados, públicos e tradicionais ao mesmo tempo e juntos. Você vai precisar adicionar capacidades para gerenciar esses ambientes sem problemas adicionais.

Acesse o nosso site YaW Tecnologia, para mais informações sobre assuntos na área de desenvolvimento e veja os cursos disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário